Orbital Engenharia e Sistemas Preventivos

Vistoria do extintor de incêndio: O que observar no equipamento

Todos nós sabemos que o extintor de incêndio é um grande aliado no combate aos princípios de incêndio em qualquer situação de emergência. Ele é capaz de evitar o alastramento de focos de incêndio que podem destruir toda a edificação.

Pensando nisso, é importante que todos os extintores da edificação estejam em perfeitas condições, vistoriados e acessíveis para seu uso quando houver a necessidade.

Para manter o seu extintor de incêndio em dia e apto para te auxiliar em qualquer situação de emergência, você sabe quais são os itens importantes que devem ser verificados em todas as unidades da edificação?

Itens essenciais para vistoriar em seu extintor

Confira abaixo uma lista que preparamos com todos os itens essenciais para realizar a vistoria dos extintores de incêncio>

  • Garantia: O selo de garantia do seu extintor deve estar em dia, caso contrário, ele não pode mais ser utilizado e deve ser substituído imediatamente.
    Manômetro: O manômetro mede a pressurização do extintor, o ponteiro deve sempre indicar que o equipamento está pressurizado, apontando na faixa verde, senão, ele não irá funcionar.
  • Válvula: A Válvula é o acionador do extintor, é o item que fará com que o extintor libere o agente extintor. Dessa forma, ela precisa estar em perfeitas condições, sem deteriorações ou violações, garantindo assim sua total eficiência no momento de necessidade.
  • Lacre: O lacre é a garantia de que o extintor não foi utilizado. Se o lacre estiver rompido, significa que o extintor já foi manuseado e precisa ser substituído.
  • Selo do inmetro: O selo é a garantia para que o extintor esteja dentro dos padrões de segurança. O selo inmetro deve sempre conter a marca de identificação de conformidade do instituto para que assim esteja totalmente seguro para ser manuseado e utilizado.
  • Anel do extintor: O anel do extintor informa o ano em que o mesmo foi recarregado. Todos os anos as cores mudam para indicar a vigência do equipamento. Este ano (2022) a cor é azul.

Lembre-se, segurança vem em primeiro lugar.
Para isso, você deve manter os equipamentos de prevenção sempre em perfeito estado e com as devidas vistorias em dia.

Quer garantir a segurança do seu patrimônio e de todos os ocupantes dele? Não deixe de nos contatar que podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.